Goianésia inicia rodízio de abastecimento de água e Prefeito Leonardo Menezes reage
13/09/2021 (14hs02m) - A partir desta segunda-feira (13), Goianésia entra em um sistema de rodízio de abastecimento de água provocado pela crise hídrica em Goiás, resultado do severo período de estiagem. Para implementar o rodízio transitório, a Companhia de Abastecimento de Goiás (Saneago) utilizou o esquema de macrozonas – regiões essas que serão abastecidas em ciclos de três dias.
A companhia de abastecimento informou que tomou a medida “para garantir o abastecimento público”. “No entanto, a crise hídrica provocada pelo longo período de estiagem tem comprometido o nível do Ribeirão Anda Só”, que abastece Goianésia.
A Saneago divulgou ainda um cronograma de rodízio de abastecimento predefinido até o dia 19 de setembro. A Saneago ressaltou que “estas medidas poderão ser alteradas de acordo com a variação de vazão do manancial e, caso ocorra, serão antecipadamente informadas à população”.
Como vai funcionar o rodízio de abastecimento de água em Goianésia
Levando em conta a disposição geográfica dos centros de reservação e a localização dos bairros, a área de influência do sistema de abastecimento de Goianésia está dividida em quatro macrozonas. Inicialmente, de acordo com a Saneago, as regiões serão abastecidas em ciclos de três dias: no primeiro dia, o Grupo 1 e o Grupo 3 estarão desabastecidos e os outros grupos estarão com abastecimento liberado e estabilizado.
No segundo dia, o Grupo 2 e o Grupo 4 estarão desabastecidos e os Grupos 1 e 3 estarão com o sistema em recuperação. No terceiro dia os Grupos 2 e 4 estarão com o sistema em recuperação e os Grupos 1 e 3 estarão com abastecimento regularizado. No quarto dia o ciclo se repete.
Commentaires